A vacina é do povo brasileiro

Estamos todos ansiosos pela vacina para enfrentar a Covid-19. Este é o assunto mais importante para os brasileiros no momento. Por isso, importa mesmo é que a vacina chegue para toda a população. É bom que fique claro que as vacinas não devem ter dono nem bandeira política. São as vacinas para o povo brasileiro e ponto final.


Antes que tentem rotular a vacina como sendo deste ou daquele político, deste ou daquele candidato, devemos nos lembrar que os dois institutos brasileiros envolvidos nesta luta, a Fiocruz e o Butantã, são centenários, patrimônios nacionais e seus quadros formados a partir de uma história muito antiga.


A Fiocruz firmou acordo com a biofarmacêutica AstraZeneca para produzir, no Brasil, a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford. O Butantã, em parceria com a farmacêutica Sinovac Life Science, realiza a produção e testes da CoronaVac.


Vamos valorizar, então, estas duas instituições.


A Fundação Oswaldo Cruz nasceu em 25 de maio de 1900, na Fazenda de Manguinhos, no Rio de Janeiro. Foi criada para fabricar soros e vacinas contra a peste bubônica e teve participação intensa no desenvolvimento da saúde pública no País.


Graças ao jovem bacteriologista Oswaldo Cruz, a Fiocruz foi responsável pela reforma sanitária que erradicou a epidemia de peste bubônica e a febre amarela no Rio de Janeiro. A Fiocruz foi fundamental para a criação do Departamento Nacional de Saúde Pública, em 1920.


Dentre as inúmeras conquistas da Fiocruz, estão o isolamento do vírus HIV, pela primeira vez na América Latina, e o fato de ter decifrado o genoma do BCG, bactéria usada na vacina contra a tuberculose. A centenária fundação tem uma história de conquistas e expansões, com a criação de escritórios em Mato Grosso do Sul e até em Moçambique, na África.


Da mesma forma, o Instituto Butantã, fundado em 23 de fevereiro de 1901, presta grandes serviços ao País. Ligado à Secretaria de Estado da Saúde de SP, é considerado um dos principais centros científicos do mundo. Seu complexo conta com o Hospital Vital Brazil, uma biblioteca, um macacário, um serpentário e unidades de produção de biofármacos, além de parques e museus.


Com autonomia administrativa e financeira, o Butantã é responsável por grande parte da produção de vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. É famoso por produzir soros imunoterápicos, utilizados para combater acidentes causados por serpentes, aranhas e escorpiões.


Além das atividades na saúde pública, o Butantã é uma atração turística, com um parque e quatro museus (o Museu Biológico, o Histórico, o de Microbiologia e o de Saúde Pública Emílio Ribas).




9 visualizações0 comentário

REDES SOCIAIS

WHATSAPP

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

(13) 99700-4077
(13) 99653-4007

Cadastre-se e receba informações do mandato em seu whatsapp

BRASILIA

Câmara dos Deputados
Palácio do Congresso Nacional
Praça dos Três Poderes - Brasilia - DF
Anexo IV - Gabinete 529
CEP 70160-900
Telefone: (61) 3215-5529

SANTOS

Av. Ana Costa, 146
Salas 301 e 302
Vila Mathias - Santos - SP
CEP 11060-000
Telefone: (13) 3232-1551

Samba The HotShop Agency
Sr.png