Anvisa avalia cenários antes de decidir sobre retomada dos cruzeiros

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promove análise cautelosa, avaliando vários possíveis cenários epidemiológicos, antes de tomar qualquer decisão sobre eventual retomada dos cruzeiros marítimos no Brasil. A posição foi manifestada nesta segunda-feira (16/8), pelo diretor da Anvisa, Alex Machado Campos, em reunião com a deputada federal Rosana Valle (PSB), que acompanha a questão.


A preocupação agora é com o que acontecerá com a variante Delta e qualquer decisão dependerá dos futuros cenários, principalmente quanto à situação da pandemia e dos hospitais. Esta posição será dada amanhã, terça-feira, pela Anvisa, aos operadores dos cruzeiros marítimos e seus representantes, em reunião agendada para informar sobre os estudos que avaliam eventual retomada dos navios de turismo a partir de novembro na costa brasileira.


“Estamos trabalhando no protocolo, mas todas as decisões devem considerar vários cenários condicionais”, disse Alex Machado, ressaltando que a Avisa atua com muito cuidado em busca deste horizonte de transição. Os operadores alertam que precisam ter definida a posição até agosto, para que possam realizar as vendas para uma possível retomada em novembro.


Além disso, a Anvisa informou que todas as cidades portuárias serão consultadas, pois, sem a anuência dos municípios, não pode haver retomada.


A deputada Rosana Valle tem acompanhado a questão e já fez várias reuniões com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni; com a Anvisa; a Clia Brasil, os ministérios da Infraestrutura, da Saúde e do Turismo, da Embratur; representantes de agências de navegação; operadores do setor e conselhos de secretários de saúde dos estados e dos municípios.


“Todos sabemos que o setor do turismo foi muito prejudicado com a pandemia. Por isso temos que ter muito cuidado, avaliar os cenários condicionantes e buscar um consenso a respeito antes de qualquer decisão”, disse a deputada.



142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo