Assistência social e Drads se reúnem para discutir pasta de forma metropolitana

A deputada federal Rosana Valle (PSB/SP), convocou os secretários municipais e a diretoria da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), para encontrar soluções metropolitanas para a pasta.


Estiveram presentes os secretários de São Vicente, Mongaguá e Itanhaém, e representante da cidade de Santos. Além da diretora do Drads da Baixada Santista, Cristiane Forssell. Todos concordaram que as cidades têm que colaborar mais entre si, e que é necessário realizar ações metropolitanas para minimizar os problemas atuais.


Os secretários apresentaram à deputada os principais problemas que enfrentam em suas cidades. Eles gostariam que as verbas enviadas pelas prefeituras às secretarias municipais de assistência social tivessem um percentual fixo, como acontece com a educação e a saúde.


A Constituição exige que os municípios apliquem ao menos 25% de sua receita na manutenção e no desenvolvimento da Educação. Já na saúde, a porcentagem que deve ser investida é de 15%.


Os secretários pediram à deputada que ocorra da mesma forma na assistência social, para que os prefeitos tenham de investir uma porcentagem fixa na pasta. A deputada irá levar esse pleito para Brasília e avaliar.


“Sei que a assistência social enfrenta diversos desafios, como as famílias em vulnerabilidade, dependentes químicos, moradores em situação de rua e muitos outros. Por isso, acredito que merece uma atenção e um cuidado maior dos municípios”, afirma Rosana.


A diretora do Drads da Baixada Santista, Cristiane Forssell, debateu sobre as principais necessidades e parabenizou a deputada. “Foi a primeira vez que um deputado federal teve a sensibilidade de reunir os secretários da nossa região”, afirma Cristiane.


Os secretários também pediram à deputada o acompanhamento dos repasses federais que estão em atraso. Outras situações foram abordadas como a erradicação do trabalho infantil, mulheres vítimas de violência e a efetividade dos Centros Pop, que são locais responsáveis pelo atendimento à população em situação de rua.




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo