Deputada pede devolução a Itanhaém das colunas furtadas do Convento

Nesta sexta-feira (22/4) serão anunciadas as obras de restauro da capela com recursos destinados por Rosana Valle


As obras de restauração do altar da capela do Convento de Nossa Senhora de Itanhaém foram anunciadas nesta sexta-feira (22/4), pela Mitra Diocesana de Santos, como parte das comemorações do aniversário de 490 anos da Cidade. Os trabalhos serão realizados com recursos de R$ 250 mil liberados por meio de emenda parlamentar da deputada federal Rosana Valle (PL).


A deputada também pediu a devolução das quatro colunas salomônicas furtadas da capela do convento e apreendidas, em 2003, pela Polícia Federal. Rosana Valle pediu interferência das autoridades para que as colunas, que estão em posse do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, sejam trazidas para Itanhaém.


A deputada fez o pedido ao promotor de Justiça, Marcelo Azevedo Mafra, coordenador das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico do Ministério Público de Minas Gerais.


A capela e o convento são de propriedade da Diocese de Santos e os bens foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A Mitra Diocesana de Santos já firmou Termo de Colaboração com o IPHAN para a execução do projeto de conservação dos altares colaterais da capela.


O objetivo da deputada é recuperar e reabrir à visitação um dos pontos turísticos e religiosos mais importantes do Litoral Sul. No ofício ao promotor de Minas Gerais, a deputada ressalta: “Faz-se necessária a restituição dos referidos bens, para que possam, de imediato, serem reintegrados aos altares de onde foram retirados e, posteriormente, restaurados”, reivindicou a deputada, que aguarda agora a autorização dos especialistas e da Justiça para a retorno das peças a Itanhaém.



Deputada Federal Rosana Valle, PL, Itanhaém, convento de Itanhaém, restauro, colunas, litoral sul, IPHAN, justiça do patrimônio cultural e turístico

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo