Deputada Rosana Valle questiona presidente da Dersa em audiência pública, em Brasília

O presidente da Dersa, Milton Persoli, prestou esclarecimentos sobre os problemas que afetam as travessias de balsas e lanchas no estado de São Paulo, especialmente no sistema Santos-Guarujá, nesta terça-feira (25), em Brasília.


O pedido de audiência pública foi feito pela deputada federal Rosana Valle (PSB/SP), que comandou a sessão na Comissão de Viação e Transportes (CVT). O presidente falou sobre o sucateamento da empresa e explicou a intenção do governo do estado em privatizar as travessias em todo o estado de São Paulo.


Também comentou o prejuízo que a Dersa enfrenta na execução dos serviços. Milton Persoli garantiu que a Dersa está empenhada em recuperar a frota e afirma que o serviço vai melhorar.


O Governo de São Paulo estuda uma Parceria Público Privada (PPP) para o setor. O presidente da Dersa afirmou que as embarcações estão envelhecidas e que atualmente só conseguem realizar manutenção nos equipamentos que quebram.


“Não há manutenção preventiva, 39% da frota está fora de operação. Existe uma defasagem da tarifa, além do grande número de gratuidades. Por essa razão, estamos insistindo no sistema licitatório a na PPP. Dessa forma, teremos grande melhoria do serviço e maior aporte tecnológico e financeiro”, explica Persoli.


Para a deputada, a situação é caótica, e chega a ser uma afronta, por vezes, operar com apenas uma embarcação.

“Represento a indignação dos usuários do sistema de travessias que não enxergam solução a curto prazo. Apesar de receber em dinheiro vivo todos os dias, a Dersa afirma que as travessias são deficitárias e que o Governo Estadual precisa dar um aporte financeiro de 60 milhões por ano”, questiona a deputada.


Os prefeitos de Santos e Guarujá foram convocados, porém mandaram representantes. O prefeito Paulo Alexandre Barbosa foi representado por Júlio Eduardo, Secretário de Desenvolvimento Urbano. Já Valter Súman enviou o Diretor de Trânsito e Transportes, Alexandre Cabanas Vasquez.


O colegiado ouviu também o secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos, Júlio Eduardo, e o diretor de Trânsito e Transportes do Guarujá, Alexandre Vasquez. Eli Corrêa Filho (DEM/SP), presidente da CVT, foi o único deputado federal do estado de São Paulo a comparecer na audiência.


A deputada esteve nas travessias, conversando com os usuários e coletando mais informações de quem utiliza o serviço diariamente. A Dersa transporta em média, 25 mil veículos por dia, além de 14 mil passageiros na travessia de lanchas entre Vicente de Carvalho, em Guarujá, e Santos.




0 visualização

REDES SOCIAIS

WHATSAPP

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

(13) 99700-4077
(13) 99653-4007

Cadastre-se e receba informações do mandato em seu whatsapp

BRASILIA

Câmara dos Deputados
Palácio do Congresso Nacional
Praça dos Três Poderes - Brasilia - DF
Anexo IV - Gabinete 529
CEP 70160-900
Telefone: (61) 3215-5529

SANTOS

Av. Ana Costa, 146
Salas 301 e 302
Vila Mathias - Santos - SP
CEP 11060-000
Telefone: (13) 3232-1551