Livre para voar

Depois de resolver entraves técnicos e jurídicos que perduraram por décadas, o Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá está prestes a se tornar realidade.

Agora, cabe à prefeitura dar andamento à licitação que escolherá quem vai construir, administrar e operar o terminal.

Vamos ficar de olho!

O aeroporto já colhe boas notícias: a empresa aérea Azul anunciou oficialmente que vai operar linhas regulares para o Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e interior de São Paulo. 

Falta ainda resolver problemas de acesso ao aeroporto, localizado em Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá, que tem as instalações e a pista próximas à Margem Esquerda do Porto de Santos.

Para que os futuros usuários não tenham contratempos, é fundamental que as balsas da Travessia Santos- Guarujá sejam eficientes e não comprometam  os horários das pessoas.

É necessário modernizar a sinalização viária e os acessos ao Distrito de Vicente de Carvalho. Também é preciso avaliar a possibilidade de uma ligação marítima entre o Terminal de Passageiros do Porto de Santos e o aeroporto, uma distância de aproximadamente 1,5 quilômetro. 

Aí sim, que venham os empregos, os impostos e os turistas, que vão ajudar no desenvolvimento de Guarujá e das cidades da Baixada Santista!

Aeroporto não é lugar de bacana, como muita gente diz por aí! Aeroporto é lugar de trabalho 24 horas, para mecânicos, seguranças, pessoal de serviços gerais, operadores de voo, atendentes, taxistas e um universo de profissionais.

Em Itanhaém, nós também temos um moderno aeroporto. Até pouco tempo, era dali que saíam os helicópteros que levavam petroleiros para a Plataforma Marítima de Gás Natural de Merluza, a 180 km da costa de Praia Grande.

Só que a crise que se abateu sobre a Petrobras fez com que a empresa  transferisse a base dos helicópteros para o Rio de Janeiro.

Infelizmente, o aeroporto de Itanhaém não desperta o interesse das  empresas de aviação comercial. A pista opera, hoje, com aeronaves particulares e uma escola de aviação.

Mas, a grande novidade da aviação está surgindo na cidade de Praia Grande! É o Complexo Andaraguá, um gigantesco empreendimento de 5 milhões de metros quadrados que inclui um aeroporto de cargas, com uma pista de 2,6 quilômetros e um condomínio industrial com 212 galpões.

Esses galpões estão projetados para abrigar indústrias das áreas de tecnologia, química, bioquímica, farmácia e indústrias de automóveis. O complexo inclui torre comercial, hotel, lojas e a Fundação Andaraguá, que vai qualificar a mão de obra e manter o Centro de Pesquisa de Tecnologia e Meio Ambiente.

A Agência Nacional de Aviação Civil já autorizou a construção do aeroporto, e a liberação do complexo está na fase final de adequação das licenças ambientais. O Complexo Andaraguá está localizado a 17 quilômetros do Porto de Santos, às margens da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.

Os idealizadores do projeto querem aproveitar o aeroporto de cargas e a proximidade com o Porto para fazer com que a matéria prima que chega do exterior fique em nossa região.

Ela será processada pelas empresas do complexo, e posteriormente exportada pelo Porto. O Complexo Andaraguá não tem dinheiro público.

O investimento privado é da ordem de 1 bilhão e 450 milhões iniciais, gerando 2,5 mil empregos diretos e 15 mil postos de trabalho indiretos. Primeiro como jornalista, e agora como deputada federal, venho acompanhando esse projeto de perto. 

Algumas licenças do empreendimento são de nível estadual. Mas, aqui em Brasília, estou dando suporte para que as questões técnicas e burocráticas do Complexo Andaraguá possam ser avaliadas e liberadas pelos ministérios federais.

Estou fazendo a minha parte como deputada. Articulando e cobrando. Respeitando hierarquias, e sem passar por cima de ninguém. Não caio de paraquedas, nem furo fila para sentar na janela do avião. Eu faço política, pensando nas pessoas da minha região!




88 visualizações

REDES SOCIAIS

WHATSAPP

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

(13) 99700-4077
(13) 99653-4007

Cadastre-se e receba informações do mandato em seu whatsapp

BRASILIA

Câmara dos Deputados
Palácio do Congresso Nacional
Praça dos Três Poderes - Brasilia - DF
Anexo IV - Gabinete 529
CEP 70160-900
Telefone: (61) 3215-5529

SANTOS

Av. Ana Costa, 146
Salas 301 e 302
Vila Mathias - Santos - SP
CEP 11060-000
Telefone: (13) 3232-1551

Samba The HotShop Agency
Sr.png