Lutando contra o tempo para salvar o Portus

O Portus, fundo de previdência dos trabalhadores portuários, tem uma sobrevida de 90 dias. Por isso, duas reuniões aconteceram essa semana, em Brasília, para buscar uma solução para o caso.


A primeira aconteceu na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), e a outra na Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Sest). Ambas foram solicitadas pela deputada federal Rosana Valle (PSB/SP) e contaram com a presença de Eduardo Guterra, presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP).


"Estamos lutando contra o tempo. Temos apenas 90 dias para pensar em uma solução antes que o Portus acabe sendo liquidado", explica a deputada. O fundo tem um déficit mensal de 12 milhões de reais. A posição do Governo é de que vão pagar tudo que for devido, mas que não há verba para ajudar mais do que isso.


Ficou acertado que o presidente da FNP irá fazer uma reunião com patrocinadoras e beneficiários do plano e buscar um consenso, pois, sem isso, não é possível resolver a questão. "O Rio de Janeiro não aprovou o plano nacional de contingenciamento do Portus e isso inviabiliza o avanço das negociações junto ao Governo. Vamos marcar uma conversa com eles", explica Guterra.


Após essa reunião, serão marcadas conversas técnicas envolvendo Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SEST), Secretaria de Portos (SEP), Federação Nacional dos Portuários (FNP) e técnicos do Ministério da Infraestrutura para buscar a melhor solução, que precisa ser rápida.





33 visualizações

REDES SOCIAIS

WHATSAPP

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

(13) 99700-4077
(13) 99653-4007

Cadastre-se e receba informações do mandato em seu whatsapp

BRASILIA

Câmara dos Deputados
Palácio do Congresso Nacional
Praça dos Três Poderes - Brasilia - DF
Anexo IV - Gabinete 529
CEP 70160-900
Telefone: (61) 3215-5529

SANTOS

Av. Ana Costa, 146
Salas 301 e 302
Vila Mathias - Santos - SP
CEP 11060-000
Telefone: (13) 3232-1551

Samba The HotShop Agency
Sr.png