Ministro apoia deputada para facilitar vistos a descendentes de japoneses

Atualizado: 3 de fev.


A deputada federal Rosana Valle conseguiu o apoio do ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, durante encontro virtual, para a revisão dos critérios na concessão de vistos de entrada no Japão aos yonseis, que são os brasileiros bisnetos de imigrantes japoneses. “Queremos reaproximar famílias e fortalecer, ainda mais, as relações entre os povos japonês e brasileiro”, disse Rosana.

O pleito, feito juntamente com o jornalista e vereador de São Vicente, Jhonny Sasaki, é de cerca de um milhão de brasileiros, que enfrentam enormes dificuldades na obtenção de visto de entrada no Japão. Jhony é filho de japoneses e morou por 27 anos no Japão. Vivenciou as dificuldades e a trajetória da comunidade brasileira. Hoje, sua luta é pela revisão dos critérios para o ingresso dos descentes no país de seus antepassados. O vereador lembra da importância econômica dos brasileiros que vão trabalhar no Japão, e remetem milhões de dólares para a economia do Brasil. “As famílias estão separadas por causa de uma categoria de visto e isto não é justo. É um desrespeito com a história da imigração japonesa no Brasil e com a imigração brasileira no Japão”.


A deputada Rosana Valle pediu ao ministro, que já visitou o Japão e é um admirador da cultura nipônica, que ajude a dar bom andamento à revisão dos critérios para a concessão dos vistos. Em fevereiro, Rosana terá audiência com o novo embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi. “Contem conosco. Vou me aprofundar no assunto e espero vocês em Brasília”, disse o ministro, que já morou no Estado de São Paulo e conhece a importância da comunidade nipônica.


Hoje, para dar o visto, o Japão exige que o yonsei tenha entre 18 e 30 anos; que não leve ninguém da família; que tenha um mentor no Japão; o candidato também deve ter a capacidade de passar no Teste de Proficiência em Língua Japonesa N4. Esses e outros critérios dificultam muito as chances de ingresso dos yonseis ao Japão a trabalho.



64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo