Ministro da Infraestrutura atende Rosana Valle e cobra do próprio Governo vacinação de portuários

Atendendo pedido da deputada federal Rosana Valle (PSB), junto com os sindicatos dos trabalhadores portuários, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, enviou, nesta segunda-feira (12/4) ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, solicitando a rápida vacinação dos trabalhadores portuários do Brasil.


O ministro Tarcísio lembrou ao ministro da Saúde que os portuários não pararam de trabalhar e estão classificados como essenciais. Rosana Valle manteve reunião quinta-feira (7/4), com o secretário Nacional dos Portos, Diogo Piloni, e os sindicatos de portuários pedindo esta intervenção.

A deputada Rosana Valle espera que o ministro da Saúde seja sensível, até porque os portuários dependem de serem escalados para ganhar a vida. “Ou seja, se não são escalados não trabalham e não recebem. Por isso, a importância da vacinação o mais rápido possível”, argumentou.



Tarcísio lembrou que sua pasta tem adotado diversas medidas para minimizar os efeitos da pandemia no setor portuário, além propor a MP 945/2020, que permitiu criação de uma indenização compensatória para os portuários avulsos do grupo de risco, que apresentem sintomas ou diagnóstico de Covid-19.


O ministro afirma, no ofício, que marítimos e portuários são responsáveis por movimentar mais de 90% da corrente de comércio exterior que passa pelo País, o que equivale a R$ 368 bilhões por ano, incluindo insumos para combate à pandemia.


Tarcísio ressaltou o alto nível de interação dos portuários com outras categorias; o fato de eles trabalharem em elevado grau de confinamento e que a maior parte está na faixa dos 60 anos de idade. Alertou ainda para o crescente número de casos da Covid-19 entre os portuários.


Como o sistema de contratação dos portuários tem legislação específica (via Ogmo), há o risco de paralisações no comércio exterior, com reflexos na economia, no Produto Interno Bruto (PIB) e na manutenção de empregos.




32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo