Ministro da Saúde recebe prefeitos da Baixada Santista

Sete prefeitos da Baixada Santista, além de secretários de saúde e representantes das prefeituras foram recebidos pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta quarta-feira (11). A reunião foi agendada e coordenada pela deputada federal Rosana Valle (PSB/SP).

Foram discutidos o aumento do repasse de recursos para a Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC), a falta de vacinas, a situação na região do programa Médicos Pelo Brasil, entre outras demandas.

Para tornar a reunião mais objetiva, todos as reivindicações das cidades foram previamente selecionadas pela deputada e apresentadas à equipe técnica do Ministério um dia antes. Antes da audiência, os técnicos entregaram uma lista com 30 itens aos representantes das cidades, respondendo os questionamentos e pedidos das prefeituras.

O Ministro falou sobre todas as dificuldades enfrentadas pelo novo governo e mostrou-se ciente dos problemas de cada município. “Sobre o encaminhamento do teto MAC, a diretora do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas, Cleusa Bernardo, disse que já tem em mãos o estudo que aponta a defasagem”, conta a parlamentar.

Com relação às vacinas, o Ministro explicou que a empresa, da Índia, que fornece as doses alterou a sua rota de transporte para chegar até o Brasil. Com isso, alguns problemas técnicos (como mudança de temperatura) aconteceram e as vacinas não atenderam mais aos requisitos exigidos e em junho a compra foi suspensa.

"Tentamos três compras com fabricantes diferentes, mas nenhuma tinha estoque suficiente para abastecer o Brasil. Tivemos que encomendar. Até novembro a situação deve se normalizar", esclarece o ministro.

O pedido para a reunião foi feito pelo Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), através do seu presidente Luiz Maurício (PSDB), prefeito de Peruíbe. Para ele, o encontro foi muito produtivo.

"Saímos confiantes dos rumos da saúde do nosso País, confiantes de investimentos na nossa região e confiantes cada vez mais no mandato da deputada", afirma Luiz Maurício.

O Ministro colocou sua equipe técnica à disposição da deputada e outras reuniões serão agendadas para dar andamento aos pleitos apresentados.

"Estou empenhada em fazer a Baixada Santista ser a prioridade das prioridades da pasta da saúde. Faço isso porque acompanhei como jornalista o desespero das famílias que não conseguem internar seus parentes, fazer exames e ter o atendimento básico", finaliza Rosana Valle.




21 visualizações

REDES SOCIAIS

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

Acompanhe nossas redes sociais

ACOMPANHE!

Cadastre-se e receba informações do mandato em seu whatsapp

BRASILIA

Câmara dos Deputados
Palácio do Congresso Nacional
Praça dos Três Poderes - Brasilia - DF
Anexo IV - Gabinete 529
CEP 70160-900
Telefone: (61) 3215-5529

SANTOS

Av. Ana Costa, 146
Salas 301 e 302
Vila Mathias - Santos - SP
CEP 11060-000
Telefone: (13) 3232-1551