Mulheres na política



Nestas eleições municipais ficou claro que as mulheres ainda têm muito que avançar na conquista de espaço na vida política do País. As mulheres são apenas 12% dos prefeitos eleitos este ano, um crescimento baixo, levando-se em conta que 11,6% foram eleitas prefeitas em 2016.


O desempenho melhorou para as candidatas a vereadora. As mulheres ocupam agora 16% das vagas nos legislativos municipais do País, contra 13,5% em 2016. Mas também é pouco.


Não se trata somente de eleger mais mulheres para os cargos de prefeitas e vereadoras. Fica claro que a não eleição de um número expressivo de mulheres nas prefeituras e Câmaras municipais do Brasil representa um sintoma de um problema mais profundo.


No Brasil, 52,5% dos eleitores são mulheres. No Congresso somente 15% das cadeiras são ocupadas pelo sexo feminino.


Este desempenho é reflexo, primeiro, da falta de participação das mulheres nos cargos de comando dos partidos brasileiros, tanto em nível nacional, como estadual e municipal.


Os partidos são quase todos comandados por homens, que, quando chegam perto das eleições, correm atrás de mulheres para preencher a cota mínima exigida pela legislação eleitoral. Este ano tiveram que aprender às pressas a destinar recursos do fundo, como manda a lei, para as candidatas mulheres.

Sabendo deste problema, apresentei projeto e iniciei uma luta, de abrangência nacional, para que as mulheres tenham, de fato, espaço nos cargos de direção das executivas dos partidos. Que ocupem pelo menos 30% destes postos de comando. No Legislativo, já há um movimento para que as mulheres tenham, de fato, mais postos garantidos, e não apenas contem com a cota de 30% quando candidatas.


No entanto, mais importante ainda que este sério problema, é a falta de estímulo para que as mulheres participem da vida política, o que acaba provocando enorme desinteresse.


E enfrentar este desafio requer tempo e um trabalho constante, que envolve uma ação consistente de educação para a vida pública, com a preocupação em informar sobre o papel do executivo, do legislativo, do judiciário e de todas as instituições, inclusive a imprensa.


A maioria dos brasileiros, homens e mulheres, desconhece as áreas de competência das autoridades. Não sabe o que cabe ao Governo do Estado, às prefeituras e ao Governo Federal.


Quando as pessoas assistem aos telejornais, por exemplo, muitas vezes desistem de entender quando se deparam com expressões como “marco regulatório”; “ente federativo”; “processo licitatório”; “editais de concessão”; “obstrução legislativa”; “Selic” entre outras.


Os termos técnicos, jurídicos, econômicos e burocráticos acabam afastando o cidadão comum do entendimento dos processos políticos e administrativos que tratam da vida pública da Nação.


É claro que muitos destes termos são inevitáveis entre os que lidam com este universo específico. Mas para que a população aumente sua participação, eles precisam ser devidamente “traduzidos” para uma linguagem mais simples, de modo que todos possam entender e assim, aos poucos, começar a se interessar e participar do debate nacional.


De minha parte tenho realizado palestras em muitas cidades da região, e até na Capital do Estado, para incentivar as mulheres a participar da política e também a enfrentar problemas históricos, como a discriminação, a violência doméstica e a baixa autoestima.


São as chamadas palestras de incentivo às mulheres, muito gratificantes, e que já começam a dar frutos. Assim teremos mais mulheres na vida pública e, com certeza, um mundo melhor.

10 visualizações0 comentário

REDES SOCIAIS

WHATSAPP

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

(13) 99700-4077
(13) 99653-4007

Cadastre-se e receba informações do mandato em seu whatsapp

BRASILIA

Câmara dos Deputados
Palácio do Congresso Nacional
Praça dos Três Poderes - Brasilia - DF
Anexo IV - Gabinete 529
CEP 70160-900
Telefone: (61) 3215-5529

SANTOS

Av. Ana Costa, 146
Salas 301 e 302
Vila Mathias - Santos - SP
CEP 11060-000
Telefone: (13) 3232-1551

Samba The HotShop Agency
Sr.png