REDES SOCIAIS

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

Acompanhe nossas redes sociais

ACOMPANHE!

Cadastre-se e receba informações do mandato em seu whatsapp

BRASILIA

Câmara dos Deputados
Palácio do Congresso Nacional
Praça dos Três Poderes - Brasilia - DF
Anexo IV - Gabinete 529
CEP 70160-900
Telefone: (61) 3215-5529

SANTOS

Av. Ana Costa, 146
Salas 301 e 302
Vila Mathias - Santos - SP
CEP 11060-000
Telefone: (13) 3232-1551

Programa vai ampliar participação de mulheres nos portos

A deputada federal Rosana Valle (PSB/SP) e a especialista em gênero, a italiana Sara Selleri, vão atuar juntas com apoio do Fundo inglês Prosperity


Em encontro realizado nesta sexta-feira (8), no terminal da BTP, na Alemoa, a especialista em Gênero da Organização Palladium, a italiana Sara Selleri, e a deputada federal Rosana Valle (PSB/SP) firmaram o compromisso de realizar pesquisa e ações de capacitação para ampliar a participação das mulheres no mercado de trabalho nos portos brasileiros. No Porto de Santos a participação das mulheres é de 14% e, em cargos de liderança, 10%.


Neste primeiro momento, o foco do programa será nos portos de Santos, Rio de Janeiro, Paranaguá e Suape (PE). A iniciativa terá o apoio do Fundo Prosperity UK de facilitação de comércio internacional. Sara atua no setor há mais de 10 anos e está envolvida em pesquisas sobre o tema em vários países.


A deputada Rosana Valle informa que a proposta é aumentar o comércio internacional a partir da inserção de um maior número de mulheres no setor portuário, ainda considerado muito masculino no Brasil e em outros países. Na visita, a especialista e ativista, hoje baseada em Londres, disse que realizou trabalho semelhante no Porto de Auckland, na Nova Zelândia, com significativo crescimento do número de mulheres e que resultou no aumento da produtividade.


O diretor-presidente da Brasil Terminal Portuário, Ricardo Arten, recebeu a especialista e a deputada e forneceu informações sobre seus projetos de inclusão de gênero no Porto de Santos. Disse que pretende aumentar esta participação e testemunhou que já experimentou aumento de produção no terminal.


Na visita, Rosana Valle e Sara Selleri conheceram a motorista de caminhões neste terminal do Porto, Cecília de Deus Leite Prado, que há dois anos e meio conquistou este posto e vem contribuindo para o aumento da produtividade. “Estou adaptada e hoje me sinto realizada nesta profissão e por estar no ambiente portuário. Mais mulheres serão bem-vindas”, disse.




17 visualizações