Rosana Valle abraça a campanha pelo Hospital Veterinário Regional Público

Rosana Valle abraça a campanha pelo Hospital Veterinário Regional Público


A deputada federal Rosana Valle (PSB) aderiu à campanha pela criação de um Hospital Veterinário Regional Público para atender animais cujos donos sejam de baixa renda. A parlamentar defende uma mobilização regional, envolvendo os prefeitos, entidades, profissionais e universidades para a construção e custeio.


O encontro realizado a respeito teve a participação do deputado estadual Caio França (PSB); do ex-secretário de Meio Ambiente e vereador de São Vicente, Gustavo Palmieri; de Leila Abreu, coordenadora da Codevida; do vereador de Praia Grande, Cadu Barbosa; do ex-secretário de Meio Ambiente de Santos e engenheiro, Marcos Libório e pessoas envolvidas com a causa animal.


Ficou claro na reunião que o grande desafio será encontrar um modelo de custeio. Rosana Valle se propôs também, junto com o deputado Caio França, a buscar recursos estaduais e federais para a construção.


O vereador Gustavo Palmieri explicou que existe a disponibilidade de um terreno na Área Continental de São Vicente, ao lado da Ubasa (Unidade Básica de Saúde Animal). Já o vereador de Praia Grande, Cadu Barbosa disse sua cidade também pode ser uma opção de local. Também Marcos Libório e Leila Abreu ofereceram apoio e lembraram que há um cão para cada cinco habitantes da região.


Todos chegaram ao consenso de que o hospital veterinário público deve ser destinado exclusivamente a pessoas de comprovada baixa renda. Lembraram que é alto o índice de mortalidade dos animais por falta deste tipo de assistência.


Todos citaram o trabalho da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais-SP (Anclivepa), que abriu a primeira unidade do tipo no País, no Tatuapé, na Capital paulista. Há ainda os exemplos dos hospitais de Mogi das Cruzes, Osasco e Tucuruvi, todos destinados aos proprietários assistidos por programas sociais como o Bolsa Família, ou seja de comprovada baixa renda. Nova reunião será realizada para avaliar modelos de custeio destes hospitais.


"Trata-se de um problema de saúde pública e uma ação de solidariedade que precisamos enfrentar juntos, uma vez que o hospital seria destinado a atender as nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista", disse a deputada federal Rosana Valle.




72 visualizações

REDES SOCIAIS

WHATSAPP

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

(13) 99700-4077
(13) 99653-4007

Cadastre-se e receba informações do mandato em seu whatsapp

BRASILIA

Câmara dos Deputados
Palácio do Congresso Nacional
Praça dos Três Poderes - Brasilia - DF
Anexo IV - Gabinete 529
CEP 70160-900
Telefone: (61) 3215-5529

SANTOS

Av. Ana Costa, 146
Salas 301 e 302
Vila Mathias - Santos - SP
CEP 11060-000
Telefone: (13) 3232-1551

Samba The HotShop Agency
Sr.png