Rosana Valle cobra do Governo do Estado VLT para Área Continental de São Vicente


Recuperação da Ponte dos Barreiros permitiria extensão da linha até Samaritá e dali a Praia Grande e Litoral Sul


A deputada federal Rosana Valle (PSB) cobrou do Governo do Estado de São Paulo a retomada do projeto da terceira fase do Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, que tem trecho de 7,5 km e liga a Estação Barreiros, na parte insular de São Vicente, à Vila Samaritá, na Área Continental, de forma a atender os 150 mil moradores da região.


Rosana Valle enviou ofícios ao secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e ao presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Marco Antônio Assalve, lembrando que o Governo do Estado deve aproveitar a restauração da Ponte Rodoviária dos Barreiros para fazer as adaptações necessárias na Ponte Ferroviária, anexa à ligação, para garantir a passagem do VLT, que dali teria condições de se estender a Praia Grande e todo o Litoral Sul.


A EMTU tinha informado ter planos de concluir, este ano, um plano de negócios da terceira fase, e que o projeto executivo da obra deveria estar pronto em 2021.


O futuro trecho possibilitará integração com o transporte alternativo municipal que atende os bairros que serão beneficiados pela ampliação.


A deputada quer saber se está confirmada a contratação, este ano, do Projeto Executivo do Trecho Barreiros-Samaritá, bem como a obtenção da Licença Ambiental de Instalação do empreendimento, que terá quatro estações: Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e terminal Samaritá, além de três subestações de energia e um pátio de manobras.


Em 2018, o então governador Geraldo Alckmin informou que os laudos técnicos confirmaram que a estrutura da Ponte dos Barreiros poderia ser recuperada para garantir a passagem do VLT até a Área Continental de São Vicente. O Governo do Estado chegou a publicar edital de contratação desta etapa, orçado em R$ 2,3 milhões.


Mas a obra completa, agora em andamento, só foi possível depois que a deputada Rosana Valle conseguiu R$ 58 milhões do Governo Federal após gestões feitas diretamente com o presidente da República, Jair Bolsonaro.


A primeira fase emergencial, que recuperou 52 colunas, já foi concluída e a ponte depende apenas de uma vistoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para ser reaberta pela Justiça, terminando com o sofrimento dos moradores da Área Continental, que são obrigados a atravessá-la a pé todos os dias.

O VLT está na sua segunda fase de implantação, que ligará o Valongo até a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos. Serão mais 8 km de trilhos e 14 novas estações, que devem servir 35 mil passageiros por dia. Hoje, o VLT possui 15 estações e 11,5 km de extensão. O sistema entrou em operação comercial no dia 31 de janeiro de 2016.




6 visualizações

REDES SOCIAIS

WHATSAPP

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

(13) 99700-4077
(13) 99653-4007

Cadastre-se e receba informações do mandato em seu whatsapp

BRASILIA

Câmara dos Deputados
Palácio do Congresso Nacional
Praça dos Três Poderes - Brasilia - DF
Anexo IV - Gabinete 529
CEP 70160-900
Telefone: (61) 3215-5529

SANTOS

Av. Ana Costa, 146
Salas 301 e 302
Vila Mathias - Santos - SP
CEP 11060-000
Telefone: (13) 3232-1551

Samba The HotShop Agency
Sr.png