Rosana Valle pede ajuda do SEBRAE para Terminal de Pesca de Santos

A deputada federal Rosana Valle (PSB/SP) pediu ajuda ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para viabilizar, no Terminal Público de Pesca de Santos (TPPS), um curso de processamento de pescado para que as cooperativas de pesca da região possam vender o produto para a merenda escolar da rede pública.

A parlamentar esteve, nesta segunda-feira (9/3), na sede do Sebrae, em São Paulo, para apresentar seu projeto para o terminal. Rosana quer revitalizar o terminal, inaugurado em 1958, que hoje opera com 5% da sua capacidade. O TPPS fica em um local movimentado, com grande importância logística e agora turística, já que a Ponta da Praia passa por ampla renovação.

Rosana pediu a intervenção do Sebrae para que, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), cooperativas sejam capacitadas para processamento do peixe.

A Lei nº 11.947/2009 determina que 30% do valor repassado a estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura e empreendedor familiar.

Uma vez capacitadas, as cooperativas poderão realizar empréstimo, a juros reduzidos, junto à Desenvolve São Paulo para adquirir máquinas para processamento do peixe.

Jovens do Mar

Rosana pretende criar, também no TPPS, o Programa Jovens do Mar, que capacitaria as novas gerações para o mercado de manutenção de motores e embarcações náuticas. Para tanto, sugeriu a participação no projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Dessa forma, estudantes poderiam fazer cursos técnicos de Manutenção de Embarcações e Motores Náuticos, Gastronomia e outras habilidades náuticas.

O Sebrae reconheceu a importância do TPPS e o alto potencial de expansão. A diretoria afirmou que irá estudar a melhor forma de participar da revitalização do TPPS em diversas vertentes.

Participaram da reunião o Diretor Superintendente, Wilson Poit; o Diretor técnico, Ivan Hussni; o Diretor Financeiro, Guilherme Campos e o Presidente do Conselho Deliberativo, Tirso de Salles Meirelles.

VALE DO RIBEIRA

Em um segundo momento, a deputada também conheceu o projeto do Sebrae “Dá Gosto Ser do Ribeira”, que será o primeiro na área da economia criativa do Vale. A responsável, Ana Carla Fonseca (Cainha), coletou informações com Rosana, que viajou por todo Vale do Ribeira e fez centenas de reportagens.

“São muitas as potencialidades que podem ser exploradas. O Vale só precisa de uma oportunidade, tem muita gente trabalhadora e que pode crescer ainda mais com o empreendedorismo”, afirma a deputada.


SOBRE O PROJETO

O “Dá Gosto de Ser do Ribeira” é realizado pelo Sebrae-SP e a Garimpo Soluções, com o apoio do Codivar (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira). Trata-se de uma iniciativa que tem por objetivo a produção de Plano Estratégico de Economia Criativa para a região, com foco no desenvolvimento de negócios a partir da valorização de singularidades, potencialidades e oportunidades locais.

O projeto foca primordialmente em três eixos – ecoturismo/ bionegócios/ natureza, alimentação/ agricultura/ gastronomia e artesanato/ cultura popular, com especial atenção aos saberes acumulados e às práticas inovadoras existentes.

Na primeira fase, serão realizados encontros e entrevistas em profundidade (pesquisa qualitativa) com lideranças, reconhecidos realizadores e articuladores em atuação no território.

A etapa seguinte prevê a realização de oficinas participativas com empreendedores desses segmentos. Estas são algumas das ações previstas no transcorrer do projeto, que está concentrado no primeiro semestre de 2020.






17 visualizações

REDES SOCIAIS

WHATSAPP

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

(13) 99700-4077
(13) 99653-4007

Cadastre-se e receba informações do mandato em seu whatsapp

BRASILIA

Câmara dos Deputados
Palácio do Congresso Nacional
Praça dos Três Poderes - Brasilia - DF
Anexo IV - Gabinete 529
CEP 70160-900
Telefone: (61) 3215-5529

SANTOS

Av. Ana Costa, 146
Salas 301 e 302
Vila Mathias - Santos - SP
CEP 11060-000
Telefone: (13) 3232-1551

Samba The HotShop Agency
Sr.png