Rosana Valle quer cursos náuticos e recuperação do Terminal de Pesca

O abandono do Terminal Público de Pesca de Santos (TPPS) não pode continuar. A deputada federal Rosana Valle (PSB/SP) propôs criar naquela área, de 6 mil metros quadrados, cursos de Manutenção de Embarcações e Motores Náuticos, Gastronomia e outras habilidades náuticas, num centro de aprendizagem chamado Jovens do Mar. O Terminal da Pesca, inaugurado por Juscelino Kubitschek, em janeiro de 1958, opera hoje com 5% da sua capacidade e tem somente quatro funcionários.

A decadência é visível. A fábrica de gelo está fechada há quatro anos. Não há manutenção nem recursos para conservação. As coberturas do galpão estão desabando, a ferrugem avança sobre as estruturas, há rachaduras nas colunas e no antigo prédio administrativo. Tudo caminha para a desativação e o abandono do TPPS que já foi modelo nacional. Hoje, poucas embarcações descarregam pescado para compradores, que antes contavam com gelo e maior estrutura.

Rosana Valle marcou audiência com a ministra Tereza Cristina, da Agricultura, responsável pelo Terminal, para pedir mais dignidade aos pescadores e autorização para uso compartilhado do espaço, incluindo desembarque de pescado, cursos náuticos e também turismo. “Vou ao Governo do Estado pedir ao Centro Paula Souza um curso de manutenção de embarcações e motores náuticos. Temos dezenas de marinas que necessitam destes profissionais. O curso de gastronomia aproveitará os frutos do mar frescos desembarcados, criando mais uma atração turística, que se integrará ao Projeto da Nova Ponta da Praia”, afirmou a parlamentar.

Rosana quer unir no TPPS inclusão social, aprendizagem e turismo: “Os turistas poderão visitar o local em frente ao novo Centro de Convenções, onde vão degustar frutos do mar preparados pelos jovens e observar o desembarque dos pescadores, como acontece em vários países, aproveitando o grande potencial turístico acessível aos moradores da nossa região”.

A área original do TPPS, de 26 mil m2, já teve parte autorizada, pelo Governo Federal, para as obras do Centro de Convenções da Nova Ponta da Praia, e outra teve parte cedida para a Polícia Federal, restando apenas os 6 mil m2 hoje em situação precária. Mas o potencial é enorme, pois os píeres de atração têm calado em torno de 10 metros e estão de frente para a entrada do maior Porto da América Latina e da mais movimentada travessia de balsas do mundo. A deputada que envolver na parceria o Terminal, o Centro Paula Souza e também o Sebrae e a Prefeitura.

Rosana constatou que o mercado náutico tem grande potencial de expansão e geração de empregos, tanto em termos profissionais como de lazer. O Estado tem 181 mil embarcações de lazer, com 382 mil usuários. A cadeia produtiva do setor movimenta R$ 5,3 bilhões/ano e emprega 27.500 pessoas. O Estado de São Paulo registra um barco para cada 248 pessoas, sendo que no Reino Unido esta proporção é de um para 63 pessoas e, nos EUA, de um para 19.




5 visualizações

REDES SOCIAIS

WHATSAPP

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

(13) 99700-4077
(13) 99653-4007

Cadastre-se e receba informações do mandato em seu whatsapp

BRASILIA

Câmara dos Deputados
Palácio do Congresso Nacional
Praça dos Três Poderes - Brasilia - DF
Anexo IV - Gabinete 529
CEP 70160-900
Telefone: (61) 3215-5529

SANTOS

Av. Ana Costa, 146
Salas 301 e 302
Vila Mathias - Santos - SP
CEP 11060-000
Telefone: (13) 3232-1551

Samba The HotShop Agency
Sr.png