Rosana Valle se propõe a ajudar Cubatão a urbanizar Vila Esperança

A deputada federal Rosana Valle (PSB/SP) se colocou à disposição do prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira, para levá-lo ao secretário Nacional de Habitação, Alfredo dos Santos, em Brasília, para buscar recursos para a urbanização, construção de moradias populares e de uma via perimetral na Vila Esperança, onde vivem 35 mil pessoas e o processo de ocupação ainda não foi contido, que o vem causando danos ambientais, problemas de segurança e de saúde pública.


A disposição da deputada foi manifestada, nesta sexta-feira (4/12), durante reunião com as promotoras públicas Flávia Maria Gonçalves e Almachia Zwarg Acerbi, do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema); Thaisa Durante Unger, de Cubatão; a procuradora de Cubatão, Nara Mídia Viguetti Yonamine; a assistente Adriane Moreira Tempest; o deputado estadual Caio França (PSB) e o prefeito Ademário Oliveira.


A deputada disse que somente uma ação conjunta entre Município, Estado e Governo Federal, com envolvimento da população, poderá dar certo, como aconteceu com o Programa Serra do Mar, que vem conseguindo conter invasores nos antigos bairros-cota após a transferência dos ocupantes das encostas para moradias populares construídas nos bolsões 8 e 9 em Cubatão.


Para tanto, a deputada se propôs levar o problema da Vila Esperança para o conhecimento dos responsáveis pelo Programa Casa Verde Amarela, que substitui agora o Minha Casa Minha Vida. Rosana Vale lembrou que o ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, ao qual está subordinada à Secretaria Nacional de Habitação, tem sido sensível aos pleitos encaminhados.


A parlamentar agirá em parceria com o deputado estadual Caio França, que leverá o problema ao secretário de Habitação do Estado, Flávio Âmari. “O secretário é muito atencioso e acredito que terá boa vontade em ajudar Cubatão”, disse França. A vantagem é que a área da Vila Esperança já está regularizada em nome do Município de Cubatão. O prefeito Ademário considera a implantação da Avenida Perimetral essencial para a fiscalização e contenção do processo de ocupação irregular no núcleo.




14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo