Rosana Valle viabiliza acesso via internet a publicações antigas de Santos

A deputada federal Rosana Valle (PSB) destinou emendas (que somam R$ 300 mil) e fez gestões para resgatar e valorizar a memória cultural de Santos. Os recursos liberados pela parlamentar à Hemeroteca Nacional Brasileira e à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santos permitirão que a população tenha acesso, pela internet, a 100 milhões de páginas de jornais antigos e também às 180 edições da Revista Flamma, publicação santista, entre 1922 e 1956, que tratava de assuntos diversos da Cidade.


“Qualquer pessoa com acesso à internet terá acesso a informações que antes necessitavam do manuseio de jornais muito antigos, com páginas amareladas, muitas vezes tomadas pelo mofo e com risco de serem rasgadas quando manipuladas. Logo a história estará ao alcance de todos, o que muito contribui para o resgate e a valorização da memória da nossa região”, disse a deputada.


O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, Sergio Willians, agradeceu à deputada por ter aberto as portas da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, para viabilizar a parceria que permitirá aos santistas o acesso rápido a todas estas informações históricas.


“Tão logo cheguem os equipamentos de digitalização, adquiridos com os recursos destinados pela deputada, teremos aumentada a velocidade do trabalho. Agradeço a Rosana Valle por ter abraçado esta luta em prol da memória e da cultura da nossa região”, afirmou Willians sobre o investimento, que ajudará também na digitalização do centenário Jornal A Tribuna de Santos, o que vai facilitar a pesquisa de estudantes e amantes da história.




4 visualizações0 comentário